O que é a energia solar?
A energia solar, a radiação da luz, e o calor do sol têm vindo a ser usados pela população desde as antiguidades, usando uma panóplia de instrumentos, e invenções que foram evoluindo a cada século.
Muito devido a toda a atenção mediática que a energia solar tem vindo a receber nos últimos anos, muitas pessoas associam o termo ‘energia solar‘ aos painéis fotovoltaicos, ainda que este tipo de painéis constituam uma das potenciais formas de aproveitamento, e conversão da energia solar em energia eléctrica, não constituem a totalidade de opções disponíveis actualmente.
Mas então o que é a energia solar? E quais são as diferenças dos diferentes tipos de energia existentes hoje?
A energia solar é muito simplesmente, a energia do sol que chega até à terra. Todo o universo está repleto de energia, o sol, sendo uma estrela liberta enormes quantidades de energia, muita dessa energia percorre milhões de quilómetros e chega até à terra. (Simples.) Mas existem muitas tecnologias diferentes focadas em captar essa energia solar e torná-la em energia mais útil, ou em armazenar essa energia para ser usada noutra altura que seja necessária, seja sob a forma de electricidade, calor, ou ambos.
Painéis Fotovoltaicos
Este tipo de painéis são os mais conhecidos, e os que a grande maioria das pessoas fala quando se refere a baixar a conta da electricidade. Portugal tem sido um dos países da Europa que mais tem investido neste tipo de energia. A nossa localização geográfica numa das zonas da Europa onde o sol é mais abundante, associado aos benefícios e subsídios do governo, tornam este tipo de investimento torna-se cada vez mais atractivo.
Grandes empresas de energia como a EDP, já investem na energia solar como forma de evitar a compra de energia do exterior, equilibrar a balança económica energética, e assim reduzir a dependência de países externos.
Os painéis fotovoltaicos tradicionais, permitem um preço dos painéis mais baixo, e um rendimento superior aos painéis de filme fino, estes painéis recebem a energia solar, e convertem-na em corrente directa, que depois, será convertida para corrente alternada permitindo a sua utilização nos equipamentos domésticos.
A boa notícia, é que esta tecnologia já não é exclusiva das grandes empresas ou das universidades, os painéis fotovoltaicos estão agora a preços acessíveis a qualquer pessoa que deseje reduzir ou até eliminar completamente a sua factura energética. Pode até mesmo tornar-se fornecedor da EDP, e vender a energia que recebe no seu telhado, gerando assim um rendimento extra para sua casa. (Ver Micro-geração)
Painéis Foto-voltaicos de filme fino
Os painéis foto-voltaicos de filme fino foram outrora aclamados como sendo a ‘próxima geração de painéis fotovoltaicos’ muito graças a proporcionar painéis mais finos, menos silicone necessário no seu fabrico, o que reduz o custo de produção, e o facto de se poder utilizar outros tipos de materiais fotovoltaicos.
Estas características tornam possível a criação de painéis solares que podem ser embutidos nos telhados das casas, ou até janelas.
Mas a queda dramática dos preços nos painéis solares tradicionais, criou uma barreira à entrada destes painéis que deixaram de ser assim tão atractivos quando comparados com os tradicionais. Existe ainda o problema de terem um rendimento inferior, logo é necessária uma área maior de painel para alcançar os mesmos resultados. Podem contudo ser os mais apropriados dependendo do objectivo que se quer alcançar.
Painéis solares térmicos
Os painéis solares térmicos usam a energia gratuita do sol, para aquecer a água doméstica e não para gerar energia eléctrica como os painéis fotovoltaicos. Quando não existe energia do sol (em dias nublados, ou durante a noite por exemplo) uma caldeira convencional pode ser usada para colmatar essa falta, assegurando assim que existe água quente em casa em qualquer período do dia.
Este sistema funciona durante todo o ano, ainda que nas alturas mais frias, possa não haver calor suficiente para aquecer a água doméstica até à temperatura desejada, aí o sistema utiliza a caldeira para aquecer o restante. Permitindo mesmo assim uma poupança de energia global.
Saber mais: Excerto do documentário do canal Discovery sobre Energia Solar:
[easy_contact_forms fid=5]