Depois de ter sido partilhada em 2014 a notícia de que uma nova empresa pretenderia revolucionar as auto-estradas mundiais com a sua tecnologia solar, vêm agora a público as primeiras aplicações do conceito.
Primeiro, aberta em 2016 a primeira estrada solar do mundo em França na vila de Tourouvre. Um conceito inicial com apenas 1 quilómetro mas que ainda assim se traduz em 2800 metros quadrados de células fotovoltacias. Suficiente para alimentar mais do que a energia necessária para iluminar a estrada durante a noite.
Agora é a vez dos EUA avançarem na famosa “Route 66”. O estado do Missouri está a projetar um conjunto de céluas fotovoltaicas que serão plantadas ao longo da famosa auto-estrada. Esta será a primeira vez que um projeto deste género será tentado. A empresa será a Solar Roadways, criada pelos inventores Scott e Julie Brusaw, que geraram mais de 2 milhões de euros numa campanha de crowdfunding em 2014 para trazer esta tecnologia ao mercado. O casal acredita que se substituir todas as estradas Americanas e parques de estacionamento por esta tecnologia, conseguiria gerar mais de 3 vezes o consumo necessário de energia que o país teve em 2009.
O departamento de transportes do Estado do Missouri considera agora lançar a sua própria campanha de crowdfunding para suportar esta experiencia tecnológica, e espera que os paineis hexagonais que são característicos desta tecnologia estejam totalmente implementados e operacionais até ao fim deste ano.
{ 0 comments… add one now }