Durante 6 meses, até ao mês de Setembro do ano passado, houve mais energia a ser gerada da luz solar, do que de carvão no Reino Unido de acordo com a última análise.
A investigação da Carbon Brief, descobriu que a energia solar gerou quase 7.000GWh de eletricidade entre Abril e Setembro. Cerca de 10% mais do que os 6300GWh gerados por plantas de carvão no mesmo período.
Estes números refletem uma reviravolta dramática no consumo de energia no Reino Unido. O primeiro mês em que tal evento aconteceu foi em Maio de 2016.
A capacidade de produção de energia solar quase que duplicou em 2015 apesar de ter sido fortemente afetada pela alteração de fundos de apoio do Governo nese ano.
James Court, da Associação de Energias Renováveis do Reino Unido afirma que a ultrapassagem da energia solar relativamente ao carvão no Verão passado seria algo impensável há 5 anos atrás e que estes novos dados revelam a enorme popularidade entre propriatários de habitações e negócios nesta modalidade, e a descida continua dos custos de implementação. Agora que já existe uma boa infraestrutura de energias renovaveis no Reino Unido, a energia solar é uma das formas de energia mais baratas e eficientes. Mas deixa ainda a nota, de que uma política governamental estável e favoravel é crítica nos próximos anos.
Nos últimos anos tem-se assistido a uma revolução de energias renovaveis nunca antes vista nos telhados dos cidadãos. O Reino Unido já conta com mais de 750.000 casas a gerar a sua própria energia pela luz solar.
No que toca a energias renováveis o Reino Unido está prestes a dizer adeus ao carvão, e a sua transição para um país 100% verde no futuro está agora cada vez mais perto.
{ 0 comments… add one now }