Os edifícios governamentais britânicos assim como as fábricas, os supermercados, e os parques de estacionamentos, serão transformados em “parques solares” de acordo com o comunicado do departamento de energia na passada sexta-feira.
O plano estratégico para a energia solar do Reino Unido, o primeiro do género na Grã-Bretanha, foi publicado pelo departamento de energia e alterações climáticas na sexta-feira, e compromete-se a colocar paineis solares nos edifícios, com o potencial de não só permitir uma poupança financeira e diminuir a dependência energética de países externos, mas ainda tem potencial de criar milhares de postos de emprego.
De acordo com a estratégia, estima-se que haja 250.000 hectares de telhados comerciais virados para Sul no país. O Departamento de Energia vai facilitar a sua utilização e a proliferação de painéis solares de média-escala para utilizar nos tetos de fábricas, supermercados, armazéns, parques de estacionamento, e outros tipos de edifícios comerciais e industriais.
O governo vai também usar edifícios públicos comoos do ministério da Defesa, escolas, e hospitais para garantir que nem um metro quadrado de espaço disponível é desperdiçado.
“Colocamo-nos entre os países líderes em energia solar, e esta estratégia ambiciosa vai-nos colocar mesmo no centro da ação.” disse o Ministro de estado para a Energia, Greg Barker.
“Há um potencial enorme para transformar grandes edifícios em estações de energia, e temos de aproveitar a oportunidade que isto nos oferece para relançar a nossa economia como parte do nosso plano estratégico económico a longo prazo. A energia solar não só beneficia o ambiente, vai potenciar uma descida do desemprego, e distribuir energia limpa que o país precisa, e ao preço mais baixo para o consumido.”
A estratégia mostra que o sector da energia renovável britânico tem estado em constante transformação desde 2010. Vindo de quase nenhum painel instalado para uma situação atual onde já estão equipados mais de meio milhão de edifícios.
Numa iniciativa futura, o Departamento da Educação está a trabalhar ainda em tecnologias que possam melhorar a eficiência energética por todas as 22.000 escolas em Inglaterra. A iniciativa vai encorajar a instalação de painéis nas escolas e ainda promover a eficiência energética.
“Os painéis solares são uma escola sensível para as escolas, particularmente nos benefícios financeiros que podem trazer. Também é uma excelente forma de ensinar os nossos alunos a terem uma consciência ambiental mais profunda, e a pensarem sobre de onde a energia que utilizam vem.” disse Michael Gove, Secretário da Educação.
{ 0 comments… add one now }