Estamos a entrar numa nova era dos fotovoltaicos?
As nações de todo o mundo reportaram a Agência Internacional de Energia pela primeira vez que os seus mercados de geração de energia solar estão em crescimento.
Os padrões do mercado global de geraçao de energia solar estão a começar a emergir. Uma industria que há bem pouco tempo não era mais do que um sonho para os governos mundias e ativistas ambientais acaba de traçar o seu caminho no panorama mundial no final do ano passado. As nações de todos os países reportaram à Agencia Internacional de Energia pela primeira vez um crescimento dos seus mercados de geração de energia por painéis fotovoltaicos.
De acordo com as ultimas análises, o mercado cresceu 25% em 2015 ao mesmo tempo que o custo dos painéis solares tem vindo a cair constantemente numa incrível descida que se mantem por mais de 8 anos. Desde 2008 até hoje o preço de uma instação de paineis solares caiu mais de 80% e a principal razão para esse facto apontada pela Agencia Internacional é a concorrencia apertada de países como a China que durante anos tem vindo a pressionar a concorrencia com os seus paineis fotovoltaicos de baixo custo. Este facto tem consequências positivas para o consumidor mas pode também ter um efeito preverso na industria já que muitos produtores Americanos não viram outra alternativa se não abandonar o mercado por não conseguir competir no preço.
Atualmente a China já produz cerca de 40% dos paineis solares mundiais, versus os 20% produzidos por empresas Americanas, e continua todos os anos a aumentar a sua quota de mercado. Entretanto o mercado mundial de energia solar está avaliado em cerca de 100 mil milhões de euros por ano.
O principal ponto a reter deste relatório é que a energia renovável e especialmente a solar está rapidamente a posicionar-se como um dos maiores players e melhores investimentos no mercado.
Há muito que os cientistas demonstraram que a energia solar disponível no nosso planeta é o nosso recurso energético mais abundante, mas a novidade agora é que o custo da instalação de paineis fotovoltaicos é tão baixo que já atrai grandes investidores internacionais e já faz sentido económico o investimento nestas plataformas.
{ 0 comments… add one now }