Tokelau é um dos países mais remotos do mundo, e é agora também o primeiro país 100% impulsionado por energia solar.
A ilha dispõem assim de um sistema de 1MW e poderá ser este também um dos maiores sistemas isolados do mundo, e irá até exceder os requisitos dos seus 1411 habitantes locais que lá vivem durante o ano. Cumprindo assim 100% das suas obrigações no que toca às mudanças climáticas.
O país consiste de 3 pequenas ilhas no Oceano Pacífico Sul. A sua área cobre 10 Km quadrados e está localizada a norte de Samoa, sendo apenas acessível via marítima (barco).
Até agora as 3 ilhas dependiam de geradores a diesel para as suas necessidades energéticas, mas esta mudança não só eliminou as suas dependências energéticas como ainda transformou o país numa referência mundial para o movimento verde.
Os 3 sistemas de fotovoltaicos, foram instalados por uma empresa da Nova Zelândia e o trabalho no projecto iniciou-se em Junho, sendo utilizados um total de 4032 painéis fotovoltaicos, cerca de 430 inversores, e 1344 baterias para armazenamento de energia.
Os antigos geradores de energia a diesel do país gastavam cerca de 200 litros de combustível diariamente, agora, o país eliminou completamente esta dependência e usa os fundos para pagar o investimento no projecto fotovoltaico. Com os fundos adicionais, que este investimento permitiu, o país conta também agora investir nos serviços de educação e saúde do estado.
{ 0 comments… add one now }